06/02/10

Filmes Radiográficos

Filmes Radiográficos
Para a obtenção de uma imagem radiográfica, é necessário que o feixe de raios X passe pelo objeto (paciente) e “leves” todas as informações deste a fim de incidir numa superfície de registro, denominada de filme radiográfico, formando a imagem latente.
Constituição atual de uma película radiográfica
Atualmente o filme radiográfico é composto pelas seguintes porções: base, camada adesiva, emulsão e camada protetora .

A maioria dos filmes radiográficos possui duas emulsões para que possa ser usado com duas telas intensificadoras ao mesmo tempo. Uma exceção são os filmes para mamografia, que possuem somente uma emulsão, sendo necessária apenas uma tela intensificadora. A base deve ser fina, uniformemente translúcida (para não alterar o resultado radiográfico).

A camada adesiva
Encontra-se de ambos os lados da base, com a função de unir a base à emulsão.
A emulsão
É a camada responsável pela formação da imagem radiográfica, sendo constituída por gelatina impregnada por pequenos cristais de sais halogenados (brometo ou iodeto) de prata. Os cristais de halogenados de prata são dispostos em forma de grãos contendo cerca de 109 átomos. Quando a radiação interage com esses cristais, eles ficam mais susceptíveis a mudanças químicas e formam o que é conhecido por imagem latente.

A camada protetora
Protege a emulsão do contato com as forças mecânicas durante a manipulação do filme (arranhões, dobras e contaminação durante o processamento e a pressão dos rolos durante o processamento automático), sendo constituída por uma fina camada de gelatina.
Classificação dos filmes
Os filmes radiográficos podem ser classificados quanto a:
1- Utilização 2- Tamanho
1-Utilização
São classificados em filmes radiográficos, dos simétricos e para duplicação.
Filmes Radiográficos

Há dois tipos de filmes radiográficos: de exposição direta (no screen) e de exposição indireta (screen).
Os filmes de exposição direta são embalados individualmente, requerem mais dose de radiação e são de difícil posicionamento para a realização das técnicas por serem bastante flexíveis.
Já os filmes de exposição indireta, são encontrados no mercado em caixas especiais de 25 ou 100 películas envoltas individualmente em papel que não as protegem das radiações, mas têm a finalidade de facilitar a remoção do filme da caixa sem deixar impressões digitais e impedir o contato entre os filmes. Necessitam menos dose de radiação, pois são mais sensíveis à luz, e são acondicionados em chassis
(portas-filme).

Tamanhos:

13x18
18x24
24x30
35x35
35x43 : Conhecido na linguagem do TR: por 15

2 comentários:

  1. QUERIDO ACHO QUE TU ESQUECEU OS OUTROS

    TEMOS 30X40 E .....!!!!!!!

    E O 15 NAO ENTENDI NOS EXPLIQUE MELHOR ABRAÇ..

    JOAO CARLOS TN EM RADIOLOGIA

    ResponderExcluir