10/01/2010

GLOSSÁRIO DE TERMOS MÉDICOS E EXAMES DE IMAGENS

GLOSSÁRIO DE TERMOS MÉDICOS E EXAMES DE IMAGENS

Angiografia: Estudo radiográfico dos vasos “ artérias, veias, linfáticos” pela injeção de meios de contraste.
Arteriografia cerebral: Radiografia do crânio obtida após injeção de contraste das artérias cerebrais.
B
Bário: Substância á base de sulfato de bário , que misturada a água, funciona como contraste radiológico.
C
Contraste ou meio de contraste: Substância utilizada em radiologia com a finalidade de aumentar a definição dos órgãos estudados, melhorando a acurácia dos exames . ex: contraste iodado, bário, gadolínio.
Coronariografia: Arteriografia do coração “coronárias”.
Cintilografia: Processo em que a substância radioativa concentra-se em determinado órgão a ser analisado por aparelho especial “cintilografo, gama câmara.
D
Densitometria óssea: Exame que utiliza raios x para avaliar a quantidade de cálcio nos ossos, principalmente no diagnóstico da ostoporose.
Diagnóstico por Imagem ou Imaginologia ou Imaginologia: Conjunto de métodos que usa a imagem como meio de diagnóstico “ radiologia convencional, ecografia ou ultrasonografia,tomografia computadorizada, ressonância magnética,densitometria óssea, medicina nuclear, etc.” Antigamente era conhecida como radiologia.
E
Enema opaco: Exame radiológico através do reto, para estudo de todo o intestino grosso, utilizando-se o bário como meio de contraste.
Esofagograma: Estudo radiológico do esôfago utilizando-se o bário.
EED: Estudo radiológico contrastado do esôfago, estômago e duodeno,utilizando-se , para tal, a ingestão de bário.

F
Filme radiológico: Material onde são impressas as imagens obtidas nos exames ; gadolínio,contraste utilizado em ressonância magnética.
G
Gandolínio: Contraste utilizado em Ressonância Magnética
H
Histerossalpingografia: Exame radiológico do útero e trompas, realizado em posição ginecológica, mediante a introdução de um cateter no colo uterino e a injeção de contraste iodado. Deve ser realizado pelo radiologista.
I
Imaginologia ,Imagiologia ou Diagnótico por Imagem: Conjunto de métodos que usa a imagem como meio de diagnóstico “ radiologia convencional, ecografia ou ultrasonografia,tomografia computadorizada, ressonância magnética,densitometria óssea, medicina nuclear, etc.” Antigamente era conhecida como radiologia.
L
Laudo ou relatório: Descrição escrita , ordenada e minuciosa de tudo o que foi observado durante a realização do exame: Podem ser relatadas quaisquer observações,orientações e conclusões.
M
Mamografia: Radiografia simples das mamas
Medicina Nuclear: Uso de isótopos radioativos para diagnósticos através da imagem, ( Cintilografia ou mapeamento) ou tecnicas de laboratório radioimunoensaio.
Meios de contraste ou contrates: Substância utilizada em radiologia com a finalidade de aumentar a definição dos órgãos estudados, melhorando a acurácia dos exames . ex: contraste iodado, bário, gadolínio.
O
Ostoporose: Enfraquecimento dos ossos do corpo
P
Planigrafia ou Tomografia linear: Radiografias de seções ou planos do corpo,obtida sem o uso de computadores.Praticamente não mais utilizada nos dias atuais.
R
Radiologia: Estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamento
Radiologista: Profissional médico responsável pela a realização de exames , análise e interpretação das imagens obtidas e , também , pela emissão dos laudos ou relatórios.
Radiodiagnóstico: Uso de radiações ionizantes para fins de diagnósticos ( geralmente raios x)
Radiografia Simples: Radiografia obtidas após sem auxílio dos meios de contraste ( substância que podem ser ingeridas ou injetadas)
Radiografias Contrastadas: Radiografias obtida após o paciente ter recebido substâncias de contraste (bário,compostos iodado). Ex: EED, Esofograma, Trânsito intestinal , Enema Opaco, etc.
Radioterapia:Tratamento através do qual são utilizados grandes doses de raio x. Geralmente é utilizado em pacientes com câncer. O setor que realiza esse exame não faz parte do departamento de radiologia. O profissional responsavél é o médico radioteraupeuta ( cancerologista ou oncologista).
Ressonância Magnética: Método de diagnótico que utiliza o campo magnético e as ondas de radiofreqüência para a obtenção de imagens.
Roentgen , Wilhelm Corand: Fisico alemão, responsável pela a descoberta dos raios x.
S
Sialografia: Estudo radiológico das glândulas salivares.
T
Tecnólogo em radiologia: Profissional com formação em nível superior 3 graú treinado para realizar e ou executar exames radiológicos complexos ( tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética,etc) Não é da competência a emissão de laudos ou relatórios dos exames.
Técnico em radiologia: Profissional técnico treinado para realizar e ou executar exames radiológicos. Não é da competência a emissão de laudos ou relatórios dos exames.
Tomografia Computadorizada: Método que permite examinar o corpo, em cortes ou fatias transversais, sendo a imagem obtida através de raios x e auxilio de computadores.
Trânsito Intestinal: Estudo radiológico para avaliar o intestino delgado ( duodeno, jejuno,e íleo). Utiliza-se contraste ( ingestão de bário).
U
Urografia Excretora: Estudo radiológico dos rins , ureteres e bexiga,utilizando-se contraste iodado na veia.

2 comentários:

  1. Este post está fantástico!
    Se me der autorização gostaria de publicá-lo no meu blog "Terapias Complementares", com a devida referência da fonte.

    Um abraço,
    Luz Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Pode sim esta autorizado luis coloque só a fonte de pesquisa do meu blog abraço ariadne vieira

    ResponderExcluir